Sábado tem lançamento de livro aqui no Mambo

Pedro de Luna

A vida dos músicos e dos escritores têm muito em comum, a começar pela dificuldade em registrar suas obras em suportes físicos e, sobretudo, em divulgar para muita gente fora do ambiente virtual. É o que constatou o jornalista e gestor cultural Pedro de Luna, que lançou em junho seu primeiro livro, “Niterói Rock Underground (1990-2010)”, de forma independente.

Passando a sacolinha, no chamado crowdfunding, o autor vendeu 120 exemplares antecipados em apenas 15 dias. E agora ele leva a segunda edição do livro (que se aproxima das 400 vendidas) para Belo Horizonte. Na capital mineira, o lançamento será aqui no Mambo neste sábado (20/8), a partir das 20h.

Sobre o livro
O que chamamos hoje de indie ou alternativo começou no Brasil no início dos anos 1990 com o surgimento da tal cena independente. No ano em que a MTV se instalou no Brasil e o presidente Collor abriu o mercado para a entrada do instrumento e do equipamento de som importado, uma movimentação tomou conta de jovens por todo o Brasil, como certo adolescente morador de Niterói. As bandas começaram a divulgar suas músicas em fitas demo em cassete ou vinil, e os fanzines tinham o papel de mídia especializada. Selos e gravadoras independentes surgiam. Sem internet, a circulação de informações se dava por cartas.

Em “Niterói Rock Underground (1990-2010)”, o jornalista, publicitário e quadrinista Pedro de Luna mostra a transição da música (e por que não da cultura) no país e seus reflexos em Niterói-RJ. A revolução aconteceu no campo sociológico, político, estético, econômico e, claro, tecnológico. Da fita cassete, LP, VHS, fotocópia, fotografia em papel e o fax para o mp3 e o telefone celular, foi um longo caminho. E no meio dele não tinha uma pedra, e sim o fax, a popularização do computador pessoal com impressora, o CD, o DVD e o vídeo laser. E o Pedro.

Fruto de um trabalho que começou em 2007, este livro é uma bíblia para quem quer trabalhar com jornalismo cultural ou se divertir com a realidade de quem vive o rock.

Boa leitura!

Sobre Mambo Drinkeria


Uma resposta para “Sábado tem lançamento de livro aqui no Mambo

  • Marcelo Bizzo

    Parabéns ao De Luna por registrar todos os momentos da cena niteroiense e por ser também parte tão importante dessa cena, em todos os seus momentos. O livro está sensacional e o próximo, tenho certeza, será ainda melhor!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: