El Magnífico Mojito

Delicioso e refrescante, o Mojito é uma das primeiras coisas que surgem na cabeça quando pensamos em Cuba, concorda?

Como todo mundo aqui adora esse drink – e até temos uma versão toda especial para ele -, resolvemos pesquisar a fundo a história desse clássico feito de rum, açúcar, hortelã e água gasosa.

MOJITO.DOC

Supostamente, o nome “mojito”, vem do africano “mojo”, que significa “enfeitiçar”, mas de africano só o nome já que, quem detém os direitos sob a nacionalidade da bebida é mesmo a terra de Fidel.

Sobre a origem dele, duas versões são contadas: enquanto uns dizem por aí que o Mojito foi criado pelos escravos que trabalhavam nos canaviais cubanos do início do século XIX, outros afirmam  que, na verdade, quem leva o mérito pela criação da bebida é um tal pirata inglês chamado Sir Francis Drake,  em 1500. Diz a lenda que Drake preparou a primeira versão da bebida com aguardente e batizou-a de “El Draque” (ou “O Dragão”). De acordo com essa versão, o rum teria sido incorporado na bebida somente  quando Drake e seus comparsas piratas desembarcaram em Cuba para expedições de caça ao tesouro.

Não arriscamos dizer qual das histórias é a verdadeira, mas de uma coisa temos certeza: um grande drink merece uma grande história! E por falar em histórias, um dos mais proeminentes contadores de histórias do mundo, Ernest Hemingway, é conhecido por ter sido um grande fã de Mojito, degustando-o livremente no  La Bodeguita del Medio, em Havana, bem como em bares na charmosa Key West, Florida.

Aqui no Mambo, o clássico ganha nova roupagem com abacaxi, Havana Club, hortelã e limão. A dica é deliciá-lo enquanto a Havana Trio, nossa banda das quintas-feiras, toca o melhor da música cubana. Quer coisa melhor?

Sobre Mambo Drinkeria


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: